O que a contabilidade tem em comum com o empreendedorismo?
Muito, acredite! Entrevistei o contador Oberti Parizzotto, fundador da ASCON e ele me confirmou isso. A empresa já tem 14 anos, conta com 11 funcionários, inclusos ele e a esposa que é advogada da organização. Quis saber porque ele se considera um empreendedor. Respondeu com números e ações: mais de 100 clientes fixos e a aposta no conceito de consultoria, pois visita periodicamente cada cliente.
Parizzoto começou a carreira profissional em uma empresa do setor de consultoria e foi lá que percebeu o potencial para buscar o próprio negócio. Hoje vê a empresa em expansão e só não tem uma sede ainda maior devido à dificuldade de encontrar um imóvel adequado. Mas me prometeu que, em breve, estará em uma sala maior com lugar até para um espaço reservado às reuniões.
![]() |
| No escritório de Parizzoto no centro de Canoas/RS - Imagens: Jefferson Nunes |
"O empreendedor é aquele que tem o negócio, mas não sem antes realizar pesquisa de mercado. Planeja a médio e longo prazo. E também sabe levantar os custos e sabe que não vai lucrar no início", afirma o contador-empreendedor. E realmente, sem planejamento, há aqueles que produzem ou prestam serviços sem a noção real do custo. E esse é caminho para o fracasso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário