segunda-feira, 13 de junho de 2011

A estratégia

Não é novidade que cada instituição tem um planejamento de marketing adequado aos objetivos e aos recursos destinados para tal.

Conversei com gerente de marketing do Moinhos Shopping e lembrei de uma conversa que tive com o jornalista Paulo Rocha, da Band News. Há ou não uma tendência das empresas terem chefes cada vez mais jovens ou esse "fenômeno", tão atribuído à geração Y, sempre existiu?
Essa pode ser uma longa discussão, no bom sentido, claro. Enfim, o Leonardo Moretti tem 30 anos e assumiu a gerência em fevereiro deste ano. Claro, que ele não chegou ao cargo sem ter experiência dentro do próprio shopping e em outras agências de PP. 
Ou seja, a idade não é fator limitante ou requisito para assumir uma importante função, mas a competência e experiência mínima...



Gostaria, mas não consegui descobrir o quanto é investido em mkt no Moinhos Shopping, apenas sei que seguramente passa (e bastante) da casa do milhão. Mas o gerente da área, o Leonardo Moretti, me explicou algo curioso para quem não é do ramo. Muitas vezes, os shoppings menores, mesmo que voltados para o público A-B, têm menos recursos para investir em propaganda e promoção. E por quê?

A conta é simples: a verba de mkt é a soma do fundo fixo de promoção (que todos os lojistas pagam) + o aporte do empreendedor + verba extra (merchandising e patrocínio, que são muito variáveis). Então, quem será que tem mais recursos para publicidade, o Moinhos, com 120 lojas ou o Shopping Total, com 400 unidades comerciais?


****
Quanto ao planejamento de MKT, resumidamente é feito anualmente e aspectos como novos concorrentes, satisfação, mix de lojas, comunicação e "equipamento" são analisados. Entenda-se equipamento como o produto, ou seja, o shopping como um todo desde o estacionamento ao serviço de limpeza.
Ah, e promoções interessantes são bem planejadas, é claro. Nada como concorrer a um carro  (importado, com um belo design) numa época de compra de presentes. Para os consumidores de alto padrão, um deleite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário