segunda-feira, 6 de junho de 2011

Concorrência desleal?

Concorrência imperfeita remete à concorrência desleal... monopólio, oligopólio, cartel, truste...


O economista falou sobre os diversos tipos de concorrência  


Falei com o economista Eduardo Lamas sobre alguns tipos de concorrência para uma aula do curso de Gestão Financeira. Ele afirma que entre os oligopólios clássicos estão a indústria dos eletroeletrônicos e a automobilística (bom, mercado que pode mudar com a chegada das montadoras chinesas, mas ainda deve levar tempo para superar as grandes que operam no mercado internacional. Ainda falta confiança nestas emergentes...)
Mas há casos em que a concorrência imperfeita pode ser benéfica? Sim, há. Segundo Lamas, no mundo inteiro, os serviços de abastecimento, por exemplo, são fornecidos pelo Estado. Os exemplos mais clássicos são o fornecimento de água e energia, caracterizados como monopólios naturais. Lamas considera que a indústria oligopolista é benéfica por trabalhar com economias de escala, que é sinônimo de eficiência em relação a empresas muito pequenas, o que beneficia o consumidor.
Mas vale lembrar que no mercado onde predominam empresas maiores ou multinacionais e consequentemente, possuem um cenário de menor competitividade pode resultar em maior liberdade das empresas para restringir a oferta de produtos e cobrar preços mais elevados, em detrimento do consumidor.
Ele falou também dos cartéis, que eventualmente vem à tona na imprensa brasileira, como é o caso dos postos de gasolina... Cartel é uma prática condenada e o consumidor tem cada vez mais voz para levantar contra. O que não exime a ANP de fiscalizar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário