quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que não pode faltar?

Planejamento, estratégia organizacional, diagnóstico, consultoria... palavras bem familiares para o pessoal da administração, mas nem tanto para outras área. Porém, é bem importante ter algumas noções sobre o mundo dos negócios, mesmo que o objetivo seja apenas entender a língua que seu chefe está falando.

Ao começar a fazer entrevistas para o curso de administração, evidentemente, comecei a aprender um pouquinho, assim como percebi a importância de uma consultoria. É claro que nem todas as organizações de sucesso contratam tais serviços, de qualquer forma, fazem uma avaliação periódica sobre os pontos fracos, fortes, as oportunidades de mercado e o estudo dos concorrentes.

Quando uma consultoria é contratada, geralmente, já se verificou algum problema na corporação. Por isso, antes de qualquer ajuste na empresa, é feito um diagnóstico que, em outras palavras, significa conhecer a empresa e manter uma revisão constante das ações e processos. Por exemplo, o diagnóstico leva em consideração o setor de vendas, o RH, finanças, tecnologia, produção... É a partir dessa visão do todo que são identificados os pontos que precisam ser revisados para melhorar a gestão estratégica e operacional.
Neste trecho da entrevista, o consultor fala do checklist do diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário