terça-feira, 26 de julho de 2011

Contratos

O que é um contrato parece ser consenso e pode ser resumido como a vontade firmada por duas ou mais partes. Ok! Também estamos cansados de saber que é necessário ler com atenção todas as cláusulas, assim como é fundamental ter cuidado com as letrinhas minúsculas de um contrato.

Por outro lado, sempre existem os momentos em que pelo menos uma vez na vida, damos pouca importância para as frases escritas em fonte 6 ou firmamos contratos somente na palavra.  E é por isso que fui conversar com o advogado João Bragatto, especializado em direito imobiliário.

Partimos de uma historinha exemplar de uma aula de negócios imobiliários: um pintor sem trabalho aceita pintar a casa do médico em uma fictícia cidade interiorana chamada Macondo por um valor que o próprio cliente sugere. A metade do $ como adiantamento faz os olhos do profissional brilharem. Mas ao chegar à propriedade, percebe que o serviço levará muito mais tempo do que o previsto e não pode reclamar do acordo. E essa é a lição para os próximos trabalhos: sem um contrato assinado, considerando o que realmente será executado do início ao fim, nada feito.

Por isso, editei um trecho da entrevista com o advogado, no qual ele fala de contrato justo e um outro aspecto muito importante, principalmente quando se trata de imóveis. Enjoy it!


Nenhum comentário:

Postar um comentário